A Autenticação multifator (MFA) é aquele método de autenticação de dois fatores que serve para ter acesso a um site e para reforçar a segurança do aplicativo, entre outros.
O objetivo da autenticação multifator é fornecer um sistema de defesa em várias camadas. Isso garante a autenticidade do usuário e ajuda a garantir que apenas as pessoas permitidas tenham acesso aos sistemas protegidos. Mesmo que um fator seja comprometido, novas barreiras surgem para bloquear o invasor. Por exemplo, se a senha do computador de alguém for roubada, o invasor ainda precisará de mais do que apenas essas informações para conseguir invadir uma conta.
Além de aumentar a segurança, ela exige que o usuário forneça pelo menos um fator adicional de verificação para que lhe seja concedido acesso. Geralmente, o usuário digita um nome de usuário e uma senha para acessar uma conta, um segundo fator de verificação é solicitado, tal como uma biometria e selfie + documento , PIN ou senha de uso único (OTP). O usuário fornece o fator solicitado, que se baseia em informações fornecidas por ele ao criar sua conta.
Há quatro tipos de fatores que podem ser fornecidos para verificar um usuário:
- Conhecimento: algo que o usuário conhece;
- Posse: algo que o usuário tem;
- Biometria: algo que o usuário é;
- Localização: um lugar onde o usuário está.
Quer saber mais informações sobre assinatura digital?
Preparamos um e-book especial gratuitamente sobre esse tema. Basta clicar aqui!