Identidade Digital: como oferecer mais segurança na assinatura digital
Qual a importância de usar a identidade digital no processo de identificação de assinatura digital?
As soluções de assinatura eletrônica têm sido um dos principais fatores na modernização das operações de negócios e dos processos de fluxo de trabalho.
A identidade digital, como o nome já diz, busca identificar uma pessoa no contexto digital e ela pode fazer parte de mais uma etapa de segurança no processo de assinatura digital.
Adicionar camadas de seguranças nos processos de identificação a fim de comprovar a identidade da pessoa que está passando pelo processo, reduz drasticamente as tentativas de fraudes.
Há vários tipos de processos que podem ser usados na identidade digital:
1-Selfie com documento de identificação
Um dos mais recorrentes e utilizados no processo de identificação é o da selfie com documento de identificação. Nele é solicitado uma foto da pessoa em processo com o documento, com a finalidade de verificar se a pessoa está enviando uma foto dela ou se tem de fato uma pessoa ali. Também se faz uma verificação da imagem da foto do documento com o rosto da pessoa buscando similaridade.
2- Foto do documento
Como mais uma etapa de segurança, solicita-se a foto do documento da pessoa e questão a fim de analisar e comparar os dados enviados no cadastro e os dados apresentados no documento.
3- Selfie
Grandes empresas utilizam desse processo para assinaturas de contratos importantes que exigem a autorização do funcionário em questão. Contratos com grandes valores, por exemplo, requerem essa camada a mais de segurança antes da assinatura digital. Uma selfie é solicitada para liberação da etapa de assinatura. Um banco de imagens pré instaurado da empresa possibilita a comparação desses dados.
Quer saber mais informações sobre assinatura digital? Preparamos um e-book especial gratuitamente sobre esse tema. Basta clicar aqui!