Da sigla Environmental, Social and Corporate Governance (ESG), em tradução livre “governança ambiental social e corporativa”, esse é um tema que tem ganhado mais espaço no mundo corporativo.
Hoje em dia, uma coisa é fato: A preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade está cada vez mais em voga no mundo corporativo. O estudo da Boston Consulting Group (BCG) “BCG Survey on Covid 19 and Environment” é mais um dos indicadores desse cenário. Realizado com mais de 3 mil pessoas em oito países, o estudo indicou que seis em cada dez brasileiros esperam mais iniciativas sustentáveis das empresas.
Outro, estudo, esse realizado pelo IBV (Institute for Business Value) https://veja.abril.com.br/agenda-verde/consumidor-esta-mais-preocupado-com-sustentabilidade-mostra-estudo-da-ibm/ , vinculado à empresa de tecnologia IBM, apontou que nove em cada dez empresas afirmaram que iriam trabalhar em iniciativas de sustentabilidade.
Diante disso, a sigla ESG ganhou muita força no mundo corporativo. Environmental, Social and Corporate Governance, em tradução livre: governança ambiental, social e corporativa. Trata-se de um conjunto de padrões e boas práticas que busca mostrar se aquela empresa é sustentável, socialmente consciente e ao mesmo tempo corretamente gerenciada.
Para se enquadrar nessa categoria, a instituição precisa ter iniciativas para proteger os recursos naturais, reduzir a emissão de poluentes e impactar positivamente na ecologia.
Onde entram as assinaturas digitais no ESG?
Talvez nem precisasse do subtítulo em formato de pergunta já que, naturalmente, você já sabe a resposta. Se o objetivo é trazer mais sustentabilidade aliada a bons resultados financeiros, é muito comum que – empresas que possuem esse nível de preocupação – adotem como prática a realização da assinaturas de contratos e documentações através do uso digital.
De acordo com Jorge Mangueira, um dos responsáveis pela ElevaSign, plataforma especializada em assinaturas digitais, esse é um caminho sem volta. “Não há custos para imprimir e nem para levar os papéis de um lado para o outro, o que diminui o maior número de cortes de árvore ao mesmo tempo que diminui a emissão de gases poluentes e poluição sonora.” indica Jorge.
Mas os benefícios não param por aí, estima-se que cerca o processo de transformação digital ajuda a trazer uma economia de até 85% de economia nos custos, tendo 97% na redução do tempo da tramitação e assinatura de contratos.
Quer saber mais informações sobre assinatura digital? Preparamos um e-book especial gratuitamente sobre esse tema. Basta clicar aqui!